Empresa

A MATEMA Têxteis, Lda., fundada em 25 de Fevereiro de 1991,inicia a sua atividade na área do agenciamento, tornando-se representante duma Trading Suiça.

 

 

 

A aquisição do seu primeiro escritório e consequente alteração da sua sede social ocorre em 1996.

 Entre 1991 e 2000, apenas com os três sócios e um vendedor, a atividade da empresa concentrava-se exclusivamente no agenciamento no mercado nacional e pela prestação de serviços de acabamento (Tinturaria, Bobinagem, Torção, entre outros) através da subcontratação. Com o aumento dos seus fornecedores, produtos e clientes aprofundou e especializou todo um trabalho de acompanhamento da mercadoria encomendada, desde a produção à entrega ao cliente.

Em 2000, na sequência do crescimento do seu volume de negócios, a empresa opta por complementar a estratégia anterior, desenvolvendo uma nova área, a de stock service nas áreas dos fios e linhas para a costura, fornecendo estes artigos em cru e iniciando o acabamento / tingimento dos mesmos.

Em 2001, a empresa decide alargar os seus fornecimentos a outros setores têxteis, iniciando também a compra, com recurso à importação, de contentores de fios e linhas, armazenando e distribuindo os mesmos em regime de subcontratação. Nesse mesmo ano, procede ao aumento do capital social.

Fruto de um crescimento sustentado até então, e por imperativos de mercado, decide, em 2002, crescer organicamente através da contratação para os seus quadros do seu primeiro vendedor. Novamente se verifica um crescimento do seu volume de negócios e, por via da estratégia de desenvolvimento de mercado, reforça a sua penetração em vários setores têxteis, acabando por complementar a mesma com nova estratégia de desenvolvimento de produto.

Nesse momento, fruto do aumento da sua quota de mercado no mercado interno, inicia a seleção de parceiros ao nível dos acabamentos de modo a fornecer aos seus clientes uma gama de produtos mais versátil e de acordo com as suas necessidades.

Na senda do seu recente sucesso, e de modo a potenciar o serviço prestado aos seus clientes, opta, em 2003, por novo crescimento orgânico e da aquisição do seu primeiro armazém, iniciando a sua própria logística.

Em 2005 procede a um novo aumento no capital social, reforça o seu o back office e reestrutura internamente a empresa. Também nessa altura inicia uma parceria com tradings. Neste ano muda a sua sede para novas instalações.

Corporizando o seu crescimento, opta por realizar investimentos ao nível do tratamento da informação adquirindo então um novo sistema informático e aquisição de um ERP (Enterprise Resource Planning).

Entre 2006 e 2007, na senda do posicionamento da oferta dos seus produtos na gama média alta, opta por desenvolver com maior critério, nova seleção de parceiros para acabamentos dos fios importados, marcando também posição na negociação de reservas de capacidades de acabamento / tingimento, visando oferecer um serviço flexível e mais adaptado às necessidades de mercado. Por via deste posicionamento, a empresa alarga a sua gama de produtos.

Entre 2008 e 2009 procede novamente a um crescimento orgânico e inicia o processo de atualização do seu ERP, processo este que se torna um lema no seu funcionamento.

 Atualmente com 10 colaboradores, a empresa concentra a sua atividade no agenciamento e na revenda de fios e linhas, às quais poderá acrescentar valor através de subcontratos (Tinturaria, Bobinagem, Torção, entre outros).